segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Será que a cúpula Mundial da Biodiversidade irá reduzir/acabar com a mortandade???

 

  Colômbia sedia a cúpula mundial da biodiversidade COP16 
(E decorre desde 21 de Outubro até 01 de Novembro)

Evento reunirá mais de 15 mil participantes, incluindo 12 chefes de Estado e 103 ministros; temas centrais serão financiamento para evitar perda da fauna e da flora e cumprimento do Quadro Global para a Biodiversidade Kunming-Montreal; 20% dos países apresentaram planos nacionais relacionados à estratégia.     

A Colômbia acolhe a partir desta segunda-feira a 16ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, COP16, na cidade de Cali. Até 1º de novembro, o evento mais importante do mundo para a conservação da biodiversidade reunirá 196 países. Espera-se a presença de 15 mil participantes, incluindo 12 chefes de Estado, 103 ministros do meio ambiente e mais de mil jornalistas de todo o mundo.    

Aqui o link do artigo: -> news.un.org/pt/story/2024/10/1839431   

Agência da ONU pede na COP16 mais apoio para pequenos agricultores

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), uma agência da ONU, está a pedir aos países do mundo para darem mais atenção e apoio aos pequenos agricultores, importantes para a biodiversidade e sustentabilidade.

“A biodiversidade é fundamental para alimentar um planeta faminto”, afirmou a organização em comunicado datado de Cali, na Colômbia, onde desde segunda-feira decorre uma conferência da ONU sobre biodiversidade, a COP16.

O FIDA, anunciou no mesmo comunicado, está a exortar os países presentes na COP16 a darem mais atenção e mais financiamento aos pequenos agricultores, “na linha da frente da perda de biodiversidade e das alterações climáticas”, e que podem produzir de forma sustentável uma variedade de culturas para consumo local e global, especialmente para “os mais de três mil milhões de pessoas que não têm acesso a uma dieta saudável”. 

Aqui o link do artigo: -> greensavers.sapo.pt/agencia-da-onu-pede-na-cop16-mais-apoio-para-pequenos-agricultores/?     

Conheça as cinco principais negociações da COP16, em Cáli, na Colômbia                

 

Conferência da Biodiversidade reúne mais de 190 países; secretário-geral da ONU discursa na abertura da sessão de alto-nível do evento; acordos são focados em proteção do meio ambiente, financiamento e monitoramento de ações, recursos genéticos e valorização dos povos indígenas. 

Nesta terça-feira, o secretário-geral participa da abertura da sessão de alto nível da 16ª reunião da Conferência

das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, COP16, em Cáli, na Colômbia.

Além de discursar na abertura, António Guterres participa de uma reunião com o presidente do país, Gustavo Petro,  

debates com povos indígenas, comunidades locais, jovens e grupos de mulheres.  

Aqui o link do artigo: -> news.un.org/pt/story/2024/10/1839906  




Na COP16, Guterres diz que é hora de passar do saque à preservação da natureza       


Discursando em Cáli, na Colômbia, secretário-geral da ONU afirmou que nenhum país está
imune à devastação causada pelas alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição;
ele enfatizou que humanidade já alterou 75% da superfície da Terra e 66% dos oceanos. 

Aqui o link do artigo: -> news.un.org/pt/story/2024/10/1839936  


COP16: cimeira termina sem acordo sobre formas de financiamento



Após mais uma noite de discussões, as negociações foram suspensas e a cimeira acabou sem que
houvesse uma conclusão sobre como parar a destruição da natureza até ao final da década. 
A conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade (COP16) terminou, este sábado, em Cali, 
na Colômbia, sem que os países participantes chegassem a um acordo sobre o 
financiamento do roteiro para deter a destruição da natureza até 2030. As negociações foram
suspensas durante a manhã pela presidente colombiana da cimeira das Nações Unidas
sobre biodiversidade, Susana Muhamad.
A suspensão deveu-se, após mais uma noite de discussões, a perda do quórum de participantes 

Aqui o link do artigo: -> 

(...)

É triste, lamentável e, altamente, condenável (Mais uma vez, foi empurrar o problema com a barriga!)!!!

Na minha humilde e simples opinião, é assim: -> 

Sem biodiversidade, equilíbrio e sustentabilidade, não haverá futuro para a Humanidade!!!



quarta-feira, 31 de julho de 2024

VIVEMOS UM MOMENTO CRÍTICO

 

Relatório apela a uma ação mundial contra as múltiplas ameaças à humanidade  


 

A humanidade está a enfrentar a sua maior situação de emergência, uma crise que consiste em muitos riscos catastróficos interligados, declarou a Mesa Redonda sobre o Futuro da Humanidade.

Atualmente, não tem forma de lidar com esta crise – e é extremamente necessário um plano de ação global, afirmou.

“As ameaças estão agora a chegar em conjunto. A sua escala e impacto coletivos são tão grandes que poucos os veem. Em conjunto, estes riscos põem em perigo a nossa capacidade de manter uma civilização, possivelmente até de sobreviver. As soluções globais para estes problemas globais são agora imperativas”, explica.

“A crise é vasta, complexa e está interligada. Afeta todos os habitantes da Terra e continuará a afetar as gerações vindouras. Atualmente, não existe um plano de ação para a resolver; não existe sequer um acordo sobre a necessidade de a humanidade agir para se salvar”, acrescenta.

A mesa redonda foi constituída por 30 organizações internacionais líderes no domínio da ciência e da sustentabilidade e por destacados líderes de pensamento sobre o futuro da humanidade. Foi convocada em linha pelo Clube de Roma e pelo Conselho para o Futuro da Humanidade, e foi facilitada pela eminente ambientalista Molly Harriss Olson. “O seu objetivo era desenvolver um entendimento comum da situação humana e das melhores soluções para a mesma”, sublinha a ambientalista.

A Mesa Redonda produziu um relatório sobre as suas conclusões, incluindo os pontos de vista de cada um dos participantes sobre a natureza da crise e o que deve ser feito para a resolver.

“A Mesa Redonda é uma tentativa importante de desenvolver uma imagem mais clara e partilhada dos perigos com que a humanidade se confronta e de encontrar soluções consensuais para os mesmos, como forma de tomar medidas positivas a nível mundial. Baseia-se no conhecimento crescente de que precisaremos cada vez mais de criar resiliência a futuros choques e tensões e de criar as mudanças necessárias nos sistemas que permitirão aos cidadãos globais prosperar e não apenas sobreviver à era do Antropoceno”, afirmou Sandrine Dixson-Declève, copresidente do Clube de Roma.

“A ciência concorda que a civilização humana está atualmente em grandes dificuldades. Sem um plano claro para salvar a humanidade num planeta habitável, é muito pouco provável que o consigamos fazer”, afirmou Julian Cribb, cofundador do Conselho para o Futuro Humano.

“A boa notícia é que existem literalmente dezenas de soluções disponíveis, locais e globais, muitas delas mencionadas no relatório da Mesa Redonda. Todas elas podem melhorar o nosso bem-estar e ajudar a tornar o nosso mundo mais seguro, mais saudável, mais ecológico e mais sustentável”, acrescentou.

“O momento de agir é agora”, afirmou Dixson-Declève, sublinhando que “temos muitas das soluções necessárias na ponta dos nossos dedos. O que falta é a vontade política e a liderança empresarial para mudar para sistemas de governação, económicos, financeiros e sociais que sirvam as pessoas, o planeta e a prosperidade ao mesmo tempo”.

“Sabemos que é difícil agir quando estamos no meio do caos, mas se não agirmos agora, os custos financeiros, ambientais e humanos da inação serão muito mais elevados”, concluiu.



Aqui a fonte: ->

greensavers.sapo.pt/relatorio-apela-a-uma-acao-mundial-contra-as-multiplas-ameacas-a-humanidade/#pk_campaign=MASwpn&pk_kwd





sábado, 2 de março de 2024

SEM MEIO AMBIENTE COMO PODERÁ VIVER A GENTE???

Unea-6 de 26 de fevereiro a 1º de março de 2024 na sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, em Nairóbi, Quênia.

 O que é a Assembleia da ONU do Meio Ambiente e porque importa?: -> unric.org/pt/o-que-e-a-assembleia-da-onu-do-meio-ambiente-e-porque-importa/  



Abertura da Unea-6 reforça unidade global através da diplomacia ambiental: ->   news.un.org/pt/story/2024/02/1828267


Unea-6 e multilateralismo: Diversas vozes para consenso ambiental: ->  news.un.org/pt/story/2024/02/1828272

Unea-6 segue em Nairóbi com anúncio de prêmios a iniciativas para salvar o planeta: ->  news.un.org/pt/story/2024/02/1828297


Guterres alerta em cimeira ambiental que o planeta está “à beira do abismo”: ->   greensavers.sapo.pt/guterres-alerta-em-cimeira-ambiental-que-o-planeta-esta-a-beira-do-abismo/?


Líderes defendem celeridade em consenso para o enfrentamento da crise do clima: ->  news.un.org/pt/story/2024/02/1828417

Emissões mundiais de CO2 ligadas à energia atingem um novo recorde em 2023: -> www.msn.com/pt-pt/noticias/mundo/emissões-mundiais-de-co2-ligadas-à-energia-atingem-um-novo-recorde-em-2023/ar-BB1j9JZe? 

 

Estande de moda sustentável na Unea-6 ensina sobre circularidade para o setor: ->  news.un.org/pt/story/2024/03/1828477


Unea-6 deixa marca de multilateralismo inclusivo na resposta a crises ambientais: -> news.un.org/pt/story/2024/03/1828522


RESUMINDO E CONCLUINDO, na minha modesta opinião, A LEITURA/INTERPRETAÇÃO MAIS CORRECTA DA CONCLUSÃO: ->
Com tão grande, diversificada participação e fundamental responsabilidade, não creio que venham as respostas que a própria ONU há muito alerta!!!
Não será mais um "empurrar com a barriga"??? Enquanto o sistema económico/social se fundamentar/predominar na(o) ("ó comes tu, ou como eu/se não me comes tu, como-te eu") depredação/acumulação/CAPITALISMO, como poderá haver sustentabilidade/harmonização???

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Fórum Económico Mundial ao serviço das Pessoas (Trabalhadores e Povos) ou do Grande Capital???

 

Fórum Económico Mundial arranca amanhã em Davos: o que é, quem vai estar presente e quanto custa: ->  executivedigest.sapo.pt/noticias/forum-economico-mundial-arranca-amanha-em-davos-o-que-e-quem-vai-estar-presente-e-quanto-custa/?  




Em Davos, líder da ONU defende solução de dois Estados para o fim da crise em Gaza: ->  news.un.org/pt/story/2024/01/1826392 


Chefe da ONU alerta que mundo falha na área de inteligência artificial e crise climática: ->  news.un.org/pt/story/2024/01/1826407 

Davos: dos aplausos à China a mais um show de Zelensky: -> www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/davos-dos-aplausos-à-china-a-mais-um-show-de-zelensky/ar-BB1gZb7A?   


Quais as conclusões de Davos 2024

O Fórum Econômico Mundial de 2024, também conhecido como Davos 2024, ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro de 20241. O evento contou com a participação de líderes mundiais, empresários, acadêmicos e outros especialistas para discutir questões globais e buscar soluções para os desafios enfrentados pela humanidade.

Embora não haja um resumo oficial das conclusões do evento, algumas das principais discussões incluíram:


RESUMINDO E CONCLUÍNDO 
Decisões concretas e objectivas, sobre essas principais questões/problemas, que: - afectam a Humanidade (a destruição da vida planetária) ... NIKLES!!!  

Nota: -> Que notícias deram, em particular, sobre as conclusões e sua importância, os diversos órgãos de comunicação???