sábado, 24 de abril de 2021

Só haverá Liberdade/Democracia a sério, quando pertencer ao Povo, o que o Povo produzir!

 

Sérgio Godinho - Liberdade (ao vivo): -> https://youtu.be/HVCt3RGcjRQ


Um resumo, muito simples e sintético, sobre o 25 de abril, em Portugal. Explica o clima político, económico e social que se vivia durante o estado novo/fascismo e porque e como é que se deu a "revolução" dos cravos: -> https://youtu.be/-SV1EBNYup8

Comunicado do MFA sobre a rendição do Quartel do Carmo, lido por Luís Filipe Costa no Rádio Clube Português: 

Reportagem do jornalista Fernando Balsinha na baixa de Lisboa na manhã do dia 26 de abril, no momento em que a cidade retoma o seu ritmo normal, com entrevistas de rua aos transeuntes sobre a forma como viveram os acontecimentos do dia anterior. Reportagem com falhas parciais de som: 

Capitães de Abril-Uma pequena parte do Filme de Maria de Medeiros: -> https://youtu.be/kHmd2avz2iU


A Hora da Liberdade Completo produções L.C.S: -> https://youtu.be/GuNJ0sAoRtA



Honra ao capitão Fernando Salgueiro Maia, a todos os capitães e soldados de Abril!


AS ULTIMAS PALAVRAS DE SALGUEIRO MAIA 1ª PARTE: -> https://youtu.be/sbJVk2gq17M  

AS ULTIMAS PALAVRAS DE SALGUEIRO MAIA 2ª PARTE: -> https://youtu.be/zvwuu04BcmI




Não só temos que impedir as portas que Abril abriu de fechar como, inclusive, escancará-las de par em par!!! 
e
A versão do fascismo, em Portugal, foi derrotada, mas o fascismo não foi eliminado ou exterminado! E uma revolução não se faz da noite para o dia, a régua e esquadro, ou do pé para a mão! E, principalmente e fundamentalmente, para o Socialismo se alcançar, o capitalismo se tem de ultrapassar/revolucionar! E quem para isso não intervir, para a subsistência ou permanência do capitalismo, está a contribuir!
(Da minha autoria)

José Mário Branco - A Cantiga é uma arma: -> https://youtu.be/mbddwGtzBYY







Então em que caminho ou sentido temos, ou devemos, seguir???

Não deverá ser, ou terá inexoravelmente que ser, para uma Democracia Avançada em que se reflitam ou expressem, na prática, os valores ou perspectivas abertas com o 25 de Abril de 1974?

Uma Democracia nos planos/áreas/aspectos: -> Institucional, Política, Económica, Social, Cultural e Ambiental!!!

Nota: -> O ambiental é não só no sentido do viver-se em comum como, de forma sustentável, com o meio ambiente natural! O ambiente como um todo!

PEDRA FILOSOFAL *****"SONHO COMANDA A VIDA”: -> https://youtu.be/APsruEEO_fc

quinta-feira, 8 de abril de 2021

"Myanmar"/"Birmânia"/"terra do ouro": -> O que é que se está a passar?



Myanmar
Myanmar ou Birmânia, oficialmente República da União de Myanmar, é um país do sul da Ásia continental limitado ao norte e nordeste pela China, a leste pelo Laos, a sudeste pela Tailândia, ao sul pelo Mar de Andamão e pelo Canal do Coco, a oeste pelo Golfo de Bengala e a noroeste pelo Bangladesh e pela Índia.Wikipedia (PT)    

Riquezas no solo e subsolo de myanmar: -> Uma das riquezas de Myanmar é a existência de grandes quantidades de pedras preciosas no seu subsolo sendo que, em 2014, só o jade rendeu ao país quase 27,5 mil milhões de euros no mercado mundial, 10 vezes o número oficial, de acordo com um relatório publicado em 2015 pela organização não governamental Global Witness.

O comércio de pedras preciosas ajuda a financiar os dois lados de uma guerra civil de décadas entre os insurgentes da etnia Kachin e os militares birmaneses. 

Ver aqui: -> https://echoboomer.pt/o-que-ha-a-saber-sobre-myanmar/

E aqui: -> https://sicnoticias.pt/mundo/2020-07-03-Prosseguem-as-operacoes-de-resgate-em-mina-em-Myanmar

E aqui: -> https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/09/28/interna_internacional,904410/interesses-economicos-a-chave-para-explicar-apoio-chines-a-mianmar.shtml



Entenda a situação em Mianmar, onde manifestantes são massacrados enquanto militares golpistas festejam: -> https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56557513  


Situação em Mianmar/Birmânia

O golpe militar de 31 de janeiro em Mianmar, que incluiu a tomada de poder por militares reaccionários e a prisão, entre outros, do presidente em funções, Win Myin, e de dirigentes da Liga Nacional para a Democracia (LND) contraria os recentes progressos democráticos enquadrados nas eleições de 2010, 2015 e de novembro de 2020 (nas quais a LND tinha reforçado significativamente a sua maioria parlamentar).

Este acto brutal terá naturalmente consequências para os direitos das populações de Myanmar e para os que, naquele que é um dos países mais pobres do mundo, lutam por uma realidade mais justa, equitativa, digna e solidária. No entanto, esta resolução não se desliga dos interesses do imperialismo nesse país - localizado entre a China e a Índia, rico em recursos naturais, nomeadamente energéticos - nem da dualidade do apoio dessas forças (onde se inclui a UE) ora ao reaccionarismo dos militares, ora ao colaboracionismo das forças oposicionistas domesticáveis, em função dos que melhor podem servir, num dado momento, os seus interesses.

Nem se desliga dos impactos da aplicação de sanções pela UE nas populações já terrivelmente empobrecidas daquele país, apelando exactamente à sua aplicação. Por isso não aprovámos a resolução. Ainda que o golpe mereça, naturalmente, a nossa total rejeição.

Aqui a fonte e na íntegra: -> www.pcp.pt/situacao-em-mianmarbirmania      


A probalidade de haver uma guerra civil é elevada! 

Pelo menos 14 polícias mortos em ataque de guerrilhas no Myanmar 



Veremos como a situação irá evoluir???
No entanto: ->
Não será uma vez mais a ... ganância? 
Então, as Forças Militares ou Forças Militarizadas, seja onde fôr, não é para estarem ao serviço dos Trabalhadores/Povo, do País/Nação???
Então ... porque não estão??? Será porque: -> É á ganância, "nacional" e ou "estrangeira", que têm que dar satisfação???